MILITARES FAZEM GESTO QUE DEMONSTRA SUBORDINAÇÃO COMPLETA AO PLANALTO

Os militares foram visitados nessa semana, dia 21, pelo presidente Michel Temer que foi ao Quartel General (QG do Exército) na companhia do Ministro da Defesa, Raul Jungmann. O motivo da visita ninguém sabe porém o gesto feito lá deixa entender a submissão completa das Forças Armadas ao Palácio da Alvorada.

O presidente Michel Temer recebeu das mãos do Comandante do Exército o bastão de GENERAL, conhecido também como o bastão de comando.

O objeto é bastante simbólico e quando é recebido das mãos do comandante do EXÉRCITO funciona como o claro reconhecimento de que MICHEL TEMER tem a fidelidade dos comandantes e que estes o reconhecem como COMANDANTE EM CHEFE e, portanto, hierarquicamente superior aos comandantes militares.

O ato foi realizado diante do Ministro da Defesa, do Comandante da Marinha, do Chefe do GSI e do ALTO Comando do Exército Brasileiro.

Se dirigindo aos oficiais generais presentes Temer disse: “Ao receber esse bastão de comando, eu tenho uma responsabilidade maior. Ao dizer ‘muito obrigado’ aos senhores, digo no sentido literal. Com essa simbologia que me foi entregue, eu me sinto mais obrigado a cumprir, adequadamente, as minhas funções, como o fazem permanentemente as Forças Armadas do País”

O simbolismo e reconhecimento da subordinação ao poder civil é importante e aparentemente foi planejado para nesse momento dar à sociedade e veículos de imprensa, nacionais e internacionais, um sinal claro de que os militares não esboçarão qualquer ação que possa causar instabilidade no país, permanecendo fieis a sua destinação constitucional.

(com informações da Revista Militar)