Deputados escancaram que vão aprovar anistia ao caixa 2

Em reação ao vazamento de um inquérito, no qual o presidente da Câmara Rodrigo Maia teria cometido crime de corrupção por supostamente ter beneficiado a empreiteira OAS em troca de doação eleitoral, os deputados articulam um novo projeto de lei para garantir anistia ao crime de caixa 2. 

O tema chegou a ser proposto no pacote anticorrupção aprovado na Câmara, mas acabou retirado por causa da repercussão negativa. 

O pacote foi aprovado em 2016 e está parado no Senado, mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal que obriga os deputados a analisar novamente a matéria.

Da forma como foi aprovado na Câmara, o pacote prevê a tipificação do crime de caixa 2. Na avaliação de alguns deputados, isso já garante a anistia, sob o argumento constitucional de que uma nova lei não pode retroagir para prejudicar ninguém. Mesmo assim, para evitar ficarem sujeitos à interpretação da lei pela Justiça e com a homologação das delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, parlamentares querem um texto que trate especificamente da anistia. 
Veja Mais em https://www.papotv.com.br/posts/deputados-escancaram-que-vao-aprovar-anistia-ao-caixa-2