APÓS VELÓRIO, MINISTROS DO STF VÃO A CHURRASCARIA, MAS, SEM CÁRMEN LÚCIA


Churrascaria famosa, em Porto Alegre, recebe a presença dos ministros do Supremo.

Durante o velório do ministro #Teori Zavascki, morto em um acidente de avião, na quinta-feira passada (19), na cidade de Paraty, Rio de Janeiro, muitas coisas aconteceram e deixaram dúvidas no ar. A presidente do Supremo Tribunal Federal (#STF), Cármen Lúcia, se manteve discreta durante a cerimônia e parece ter evitado estar junto com os ministros e aparecer ao lado do presidente do Brasil Michel Temer. Ela foi uma das primeiras a chegar no velório e se ausentou enquanto Temer estava presente.

Cármen Lúcia não conversava com os próprios ministros da Corte e demonstrava estar muito abalada. Próximo ao caixão, ela abraçava e confortava os familiares de Teori e não se afastava deles em nenhum momento.
Após o velório, alguns ministros foram almoçar. Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski foram a uma churrascaria famosa de Porto Alegre e Gilmar Mendes preferiu almoçar com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Cármen Lúcia não aceitou ir junto com eles para o almoço e preferiu ficar mais um pouco junto com a família de Teori. Ela pousou para fotos, mas não quis conversar com a imprensa.

Primeiros sinais
Os ministro da Corte aguardam os primeiros sinais da presidente do STF, para saber qual será o procedimento em relação às homologações das delações da Odebrecht. Com a morte de Teori, o material dos 77 executivos, que prestarão depoimentos, ficará paralisado, até que um novo relator assuma o caso.
Ainda não se sabe quem será o novo relator da Lava Jato no Supremo, mas há várias discussões jurídicas e políticas sobre o futuro da operação.
Uma das preocupações, é se o novo relator terá um perfil técnico, igual tinha o ministro Teori Zavascki.
Regimento
Alguns juízes defendem que Cármen Lúcia siga à risca o regimento interno, passando os processos da Lava Jato para o novo ministro, que entrar no lugar do Teori. Porém, essa possibilidade está sendo descartada, já que Michel Temer decidiu indicar um ministro após ser definida a relatoria da Lava Jato. Resta aguarda um posicionamento da ministra Cármen Lúcia. 

Veja Mais em http://www.lavajatonews.com/2017/01/apos-velorio-ministros-do-stf-vao.html